quarta-feira, 27 de junho de 2018

O vendedor de Tempo


Certo dia uma professora pediu uma historia aos alunos, teria que ser expiradora e com um tema forte que causasse impacto aos demais alunos, valendo uma boa nota.

Com um prazo de uma semana para entregar o texto todos estavam animado e entusiasmado em conseguir criar o melhor texto para impressionar a professora e os demais alunos e conseguir a boa nota prometida.

E assim foi no terceiro dia da semana a professora perguntou a classe como estava as historias e muitos disseram já ter feito  mais ela queria ouvir somente no final da semana com todas as historias criadas, com isso havia um aluno que não sabia nem por onde começar e sem esperança de conseguir aquela nota que tanto precisava.

Uma das condições da tal historia era que não podia ter ajuda de terceiros, não podia pesquisar na internet e não poderiam usar a historia de alguém, tinha que ser própria e autêntica.

O jovem aluno chegou em casa triste e atordoado pois achava que não tinha criatividade suficiente para criar algo assim, então seu pai chegou e como sempre perguntou como foi o dia na escola e o menino respondeu meio triste que foi bom sem novidades.
O pai reparou que o filho não estava alegre e falastrão como de costume, então estranhou:
   -Aconteceu alguma coisa? Perguntou o pai
   -Não por quê? Disse o menino
   -Você não e de ficar triste assim, o pai retrucou.
   -E que as matérias da escola esta cada vez mais difícil e estou com medo de não conseguir as  notas para passar de serie, respondeu o menino todo cabisbaixo.
Então o pai vendo que não se tratava de algo muito importante tentou animar o menino.
   -A se eu pudesse voltar no tempo para época de escola, eram tão boas as lições as pesquisas     as brigas as gritarias e tudo que vivia na escola, disse o pai meio nostálgico.
  -No seu tempo era tão bom assim? Perguntou o menino.
  -No meu tempo eu preferia ir para a escola a ficar em casa trabalhando em capina limpando casa essas coisas, então seja lá o que nós passávamos na escola era bem melhor estar lá, respondeu o pai.
O menino interessado com a infância do pai perguntou: Pai como eram as coisas no seu tempo?
O pai feliz em relembrar responde: No meu tempo era tudo mais simples, as pessoas eram mais educadas e mais trabalhadoras com isso bem mais fortes e saudáveis do que as de hoje, as mulheres se valorizavam bem mais com isso não andavam vestidas quase nuas na rua, as crianças brincavam de brincadeiras saudáveis e bem mais divertidas do que só ficar com o celular na mão o dia todo como as crianças de hoje fica.

No meu tempo era uma festa quando íamos aos parquinhos, hoje não vemos mais crianças brincando em parques, no meu tempo não tínhamos opção de que iriamos comer, minha mãe colocava no prato e ainda mandávamos nós dar graças a deus pela comida que tinha, não importava oque fosse hoje as crianças escolhe oque quer comer, no meu tempo brincávamos na rua ate tarde da noite, pois não havia tanta violência e hoje não se pode andar mais tranquilo não posso reclamar de nada porque no meu tempo tudo era melhor que hoje, claro a vida poderia ser um pouco mais difícil e não tínhamos muitas das coisas que temos hoje mais era muito bom.

Então o pai deu uma pausa e disse: Olha eu pagaria para voltar naquele tempo, com isso por mais que esteja difícil na escola ou seja lá oque você passar saiba que seu tempo e agora então aproveite ele porque talvez na minha idade você vai querer voltar também e não vai conseguir porque o tempo e precioso, não desperdice.

Assim como se fosse uma luz na cabeça do menino veio uma ideia expira doura, então ele abraçou o pai pela expiração, correu pegou um papel e uma caneta e começou a escrever a historia.
Assim a semana se passou e o dia das entregas das historias chegou, era cada uma melhor que a outra, ate que a professora chamou o menino a frente e pediu para que lesse sua historia, tímido e meio acanhado ele respirou fundo e começou a ler.

Vendo tempo.
Para aqueles que não sabem e aquilo que temos pouco e gastamos muito.
Aquilo que só temos quando não estamos precisando e quando precisamos não temos.
Estou vendendo barato já que disponho de muito, meu tempo e duradouro e bem conservado e cheio de nada para fazer nele.
Estou vendendo, pois não estou usando para nada, e de tanto que tenho ate ando perdendo alguns.
Interessados entrar em contato.

Fiz esse anuncio, pois percebi que uma das coisas mais valiosas da humanidade e o tempo, ele não para por nada e por ninguém, ele segue sempre em frente como um rio que sempre flui independente do que tiver em sua frente.
Vivemos cada dia constante ao dia anterior e não vemos as mudanças acontecerem, hoje estamos no colo de nossa mãe e amanha estamos correndo na rua, logo depois estamos casados e atarefados, estressados e cansados de mais para ver as mudanças do dia, não prestamos mais atenção que as brincadeiras que brincávamos acabou e os valores das coisas aumentou, não vemos que as crianças de hoje não e como nós éramos, não vemos mais graça nos parques e na praças onde antes devamos nossos primeiros beijos, não vemos que não existe mais a venda da esquina onde com duas moedas e trazíamos o bolso cheio de balas, não vemos que a quantidade de roupa que se usa esta cada vez diminuindo, então acordamos um dia e percebemos tudo isso de uma só vez, começamos a enxergar as diferenças então olhamos para nós mesmos e nos damos conta de que o tempo passou, então bate a angustia no peito por todas as coisas que queríamos ter feito naquele tempo e não fizemos, bate a tristeza por todas as brincadeiras que não da mais para brincar, por todas as coisas que não da mais pra fazer pois esta fora do seu tempo, então neste momento rico ou pobre você pagaria quanto for para voltar naquele tempo e mudar alguma coisa, fazer oque não fez, dizer algo que não disse, reviver um certo momento, seja oque for se foi e esta no rio do tempo e não ira mais voltar.
Com isso aos meus amigos de turma eu digo que aproveitem bem o tempo em que vivem agora, pois cada dia e único para nós e assim não terão oque nos queixar do nosso passado no futuro, mais se no futuro algum de vocês precisar e não souber onde encontrar  lembre-se de que eu estou vendendo tempo.

Assim a professora emocionada por ver que tudo que o aluno expressou era oque ela também estava vivendo resolveu deixar todos felizes e deu a boa nota a todos os alunos.

                 “Não importa como você vive sua vida, o importante e aproveitar sempre seu tempo.”

                                                                  Thiago Santos

O ultimo Portão

 " A dentro iremos rumo a escuridão do desconhecido brilhante, forte é sua força de atração sobre mim. Não eu não luto e nem reluto mai...